Metamodelo da PNL

O que é o metamodelo da PNL [EXPLICAÇÃO DETALHADA]

Metamodelo da PNL

Ajudando várias pessoas, o metamodelo da PNL é um estudo linguístico que ensina as pessoas a alterarem seu comportamento de maneira automática através de 3 processos universais do cérebro.

Metamodelo da PNL
Metamodelo da PNL feito por Richard Bandler e John Grinder

A PNL foi desenvolvida com base no metamodelo e seu estudo. Um dos pioneiros a usarem o metamodelo foi Miltom Erickson e Virginia Satir, tempos depois, Richard Bandler e John Grinder ouviram seus audiosbook, foram em suas palestras, juntaram toda papelada de livros e procuraram um padrão de como esses terapeutas conseguiam um sucesso tão grande nas terapias. Daí surgiu o metamodelo, que, posteriormente tomaria uma forma ampla até a PNL.

O metamodelo é o início da PNL, mas não quer dizer que é ultrapassado, pelo contrário, para se saber PNL, é necessário dominar o metamodelo e entender todas suas utilidades práticas e o motivo de cada ensino.

Aprender o metamodelo para si e para os outros é a melhor maneira de lidar com o mundo, problemas e soluções.

Vocês precisam entender 3 ensinamentos sobre o cérebro:


  • O cérebro possui 3 processos universais que estão ativos a todo momento.
  • NSI Toda personalidade possui 3 restrições.
  • Os processos de fracasso e sucesso são iguais, apenas usados para fins diferentes.

O primeiro processo universal que o cérebro faz é a generalização, a generalização é o processo cujo precisamos para dar sentido ao mundo, generalizamos todas informações que vivemos para podermos ter tempo de viver. Um exemplo: Narre como foi seu dia agora. Muitas pessoas falaram sobre o dia delas em 3 minutos ou menos, ou seja, elas tiveram que generalizar experiências que passaram e resumir em apenas alguns fatos, pois, se narrassem realmente o que fizeram, iriam gastar o mesmo tempo em que viveram para fazer.

Uma pessoa que abre as portas e generaliza isso, pensa que irá abrir todas portas da sua vida. O mesmo acontece quando uma pessoa não consegue abrir uma porta mas generaliza que é incapaz de abrir as portas da sua vida.

O segundo processo universal que o cérebro faz é o de eliminação, o nosso cérebro elimina as informações do mundo, ou seja, as informações que passam pelos nossos sentidos para que possamos pensar e fazer outras coisas, daí tiramos nossas conclusões. Perceba que, para generalizar o mundo, precisamos eliminar certas informações.
Uma pessoa diz que uma viagem inteira foi ótima sendo que ela teve alguns momentos ruins.
Já outra pessoa diz que teve uma viagem péssima apenas por ter alguns momentos ruins.

O terceiro processo universal que o cérebro faz é o de distorção, o nosso cérebro para eliminar informações e generalizar as informações, está alterando as mesmas, ou seja, distorcendo nossas lembranças, isso também acontece quando vamos imaginar ou lembrar de algum evento, precisamos parar de prestar atenção ao que acontece agora para passar outra experiência, seja imaginando ou lembrando de algo, ou seja, estamos distorcendo o mundo.
A pessoa afirma que um cachorro gigante/pequeninho foi atrás dela, quando na verdade era um cachorro médio.

Os processos de generalização, eliminação e distorção do metamodelo da PNL são de influência interna, ou seja, de si próprio.


Logo, junto desses, estamos a todo momento agindo de acordo com 3 restrições Neurológicas, Sociais e Individuais.


As restrições neurológicas são o que nossa biologia nos impede, um exemplo disso é que só podemos ver determinadas ondas de luz, ouvir determinadas frequências de sons e sentir as certas sensações, ou seja, vivemos aqui, mas não estamos por completo neste mundo, não percebemos o mundo por completo. Também, perante a idade, não podemos fazer o que desejamos.

As restrições sociais são as que a nossa cultura nos impõe, e se fugirmos delas, seremos presos, taxados ou algo indesejável irá acontecer. Um exemplo da restrição social é pegar um ônibus pelado, você não faz isso por que é algo considerado anormal.

As restrições individuais, são aquelas ações que nós mesmos nos impedimos de fazer, por causa das crenças e valores escolhidos por nós, e o metamodelo da PNL pode inferir nisso. Essas restrições que mantém todas as outras.

First

Comente suas experiências
EmoticonEmoticon