Restrições Sociais

Restrições Sociais [ O QUE SÃO ]

Restrições Sociais

As restrições sociais perante o metamodelo são relativas e externas, são o conjunto de crenças e valores que uma cultura lhe impõe de maneira inconsciente, ou seja, não é necessário lhe falar o que você está impedido/permitido fazer.
Restrições Sociais
Uma metáfora sobre o que seriam as restrições sociais


Restrições sociais são referentes ao aonde você está e sobre qual cultura dominante em um momento. Um exemplo, você não pode ir andar na rua pelado, pois, sua cultura e as pessoas não acham isso um comportamento normal. Porém fazer isso em uma casa de swing é um comportamento normal.

Você não pode gritar com sua mulher, mãe ou filha, pois, isso é um comportamento inaceitável em nossa cultura, independente do motivo.

Logo restrições sociais dependem do momento e do local, se tem um grupo de pessoas que pensam de determinada maneira, eles formam uma cultura, se esse grupo está junto, então naquele momento aquilo é permitido.

Exemplos de restrições sociais:
  • Sair para trabalhar com a camisa do time.
  • Ir para o estádio com a camisa do time.
  • Ir para uma festa de casamento de terno.
  • Esconder brigas de casal dos seus filhos.
Mas as restrições sociais são produtivas, elas evitam que você faça mal a alguém ou aos outros, lembre-se, todo comportamento em conjunto, foi herdado por um motivo, não foi feito ou construído atoa.

Comente suas experiências
EmoticonEmoticon